Nenhuma pergunta é boba!

Estamos em 2020 e parece que isso não acontece mais não é? Não. Imagino que isso ainda não deve ter sido eliminado totalmente, mas cada vez mais os professores estão percebendo como isso é inadequado. 

Sabe aquele medo de perguntar, questionar algo ou fazer um comentário? Acontecia muito porque os alunos eram julgados por suas falas. Era como se eles tivessem que acertar o que fossem falar, como se tivessem que se preocupar com algo que nem mesmo eles sabiam e estavam ali para aprender. Muitos então eram “cortados” por seus professores, de tal forma que não mais falavam. Aquela antiga e trágica cultura de alunos ouvintes. 

Essa é uma herança que hoje em dia estamos diariamente tentando mudar. Utilizamos várias e várias maneiras criativas para que os alunos participem das aulas, coloquem suas opiniões. 

A escola é lugar de aprender, errar e acertar, é o lugar certo, na fase certa, para estar à vontade para colocar sua opinião sem se preocupar com julgamentos. Por isso, nenhuma pergunta é boba! Se é sua dúvida, é porque precisa ser respondida. Além do mais, sua dúvida também pode ser de outros. E é compartilhando que se aprende.

REFERÊNCIAS

Imagem retirada do link: https://br.freepik.com/fotos-premium/professor-perguntando-aos-alunos-uma-pergunta_1758072.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *