PROJETO: MAIS QUE METODOLOGIA, EMPATIA! Empatia na relação professor/aluno

Nos últimos tempos muito se fala em empatia, em construção de vínculos, relações que façam mais sentido dentro do ambiente escolar. Todos, tanto as crianças quanto os adultos, estão sentindo falta disso, e a empatia parece fazer parte do aprendizado dos alunos.

E de fato é muito importante. A empatia está em toda a parte do ambiente escolar. O professor por exemplo, precisa olhar para cada aluno diariamente, e notar como ele está, acolhendo-o como um ser que é humano, carrega alegrias e angústias, e com essa postura afetuosa ele poderá até se sentir melhor.

Não é mais possível ignorar a vida pessoal do aluno como se ele pudesse “virar a chave” com algo sério que o preocupa. É preciso ver essa situação e alcançar a ele um olhar empático, de acolhida e compreensão.

Quando nos colocamos no lugar do outro e percebemos como ele está, nos aproximamos. O professor certamente, ao enxergar de fato seus alunos, constrói uma relação de carinho, respeito e confiança com eles. Provavelmente podemos dizer que os alunos ao se sentirem acolhidos, darão seu melhor naquela aula, por exemplo. Só uma acolhida cheia de empatia pelo outro proporciona isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *