Construindo vínculos

A necessidade de criarmos vínculos com nossos alunos vai muito além do que imaginamos. Não é um simples “gostar ou não do professor”, ou “ser uma boa turma”, isso nem se cogita, por ser uma visão pessoal de cada um. Construir vínculos significa existir empatia, respeito entre ambos.

Ser paciente, saber respeitar o tempo do outro, vínculo se refere à troca saudável entre aluno e professor. Se existe uma abertura entre educador e educando tudo muda, a aprendizagem é beneficiada, o rendimento da turma é maior. Para isso, precisamos nos despir de ideias rígidas, criar um diálogo na sala de aula, para que sempre haja um bom entendimento.

Quando falo em vínculo, me refiro aquela empatia que existe no olho do professor, que faz o aluno se sentir à vontade para se aproximar, perguntar e trocar ideias. Aquele aluno enfim, respeita o professor justamente porque o admira. O professor não deve ser temido, deve ser respeitado, gostado pela sua turma.

Do que cabe ao professor, vejo a necessidade de conhecer cada aluno, suas histórias, suas particularidades (aqui incluo limitações), isso auxilia e muito na construção de propostas de estudo, nas avaliações, e em suas relações diárias. Ao aluno cabe a dedicação em sua aprendizagem, o esforço, e o respeito por quem está ali, em sua função de ensinar.

Dessa forma, a importância do vínculo entre professor e aluno, entre professor e turma é imensa, porque é através dela que se constrói relações de importância. Se constrói uma aprendizagem ainda mais significativa.

Referências

Imagem retirada do link: http://turmapequenotescuriosos.blogspot.com/2018/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *