Conhecimento SIGNIFICATIVO

O que você considera conhecimento significativo? Será que podemos ir além do que precisamos saber? Conhecimento significativo se refere a termos uma bagagem que realmente faça sentido, que possamos utilizar, compreender de verdade. Para entender melhor isso, reflita, em tudo o que aprendeu na escola, tudo faz sentido para você? Os conteúdos que aprendeu você realmente entende e os utiliza em algum momento? Ou decorou para a prova e pronto? Pois é, conhecimento significativo é o que FICA. E precisamos falar disso.

Vamos perceber que ao refletirmos sobre isso vamos passar por outros assuntos que já escrevi, como por exemplo, protagonismo, didática do professor, entre outros, porque para termos um ensino em que o que ensinamos signifique para os alunos, precisamos repensar nossas metodologias.

São infinitas as formas criativas para fazer algo ter realmente sentido para os alunos. A primeira delas que eu julgo importante é RELACIONAR, tudo o que explicamos, seja qual for a matéria, vai fazer mais sentido para o público de aluno que estivermos explicando, se tiver relação com o cotidiano deles. A segunda é a CRIATIVIDADE, para propor atividades dinâmicas, criativas e práticas que os nossos alunos se interessem. E a terceira, mas não menos importante (aliás é a base de um bom relacionamento professor/aluno), a EMPATIA. Ela deve estar presentes em todas essas práticas em sala, pois preza o bom relacionamento, gerando um bom entendimento entre ambos. Como sempre digo, se os alunos gostam do professor, respeitam e admiram, e o professor também respeita seus alunos e dá valor a eles, o rendimento nas aprendizagens é muito maior.

Todos esses pontos juntos colaboram para que os conteúdos não sejam apenas dados, não tendo significado para os alunos, mas sim tenham sentido, e com práticas para cada conteúdo, não só teremos rendimentos de aprendizagem maiores, mas também serão descobertas habilidades de nossos educandos.

Referências

Imagem retirada do link: https://goo.gl/images/RNx3EM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *