A força da escola

Você já se perguntou tudo o que está envolvido no processo de aprendizagem? Existem muitas coisas estão envolvidas nesse processo, vamos refletir sobre o impacto que há em estar na escola no desenvolvimento humano.

A escola é o segundo contato social da criança, o primeiro é a família. Porém, existe uma enorme diferença entre sua vivência com pai e mãe, e no máximo irmãos, se comparado a conviver com uma turma de crianças, adultos, bem como regras distintas ou somadas às de seu lar. É de cara, o mais próximo do mundo que a espera. 

Além desse contato inicial, as aprendizagens são imensas, desde o manuseio de materiais, objetos, a motricidade que é necessário para tal,  trabalhar em grupo, e todos os conhecimentos adquiridos, descobertas ano após ano, série após série. 

Diante disso, a escola tem um papel de desenvolvimento completo, incluindo pontos sociais, intelectuais, cognitivos, práticos e criativos. A escola cada vez mais está sendo questionada e quista por ser um ambiente que cumpre um papel social, motivador e mediador do desenvolvimento e aprendizagens, deixando para trás a escola conteudista. 

Esse novo pensamento onde educadores, alunos e famílias começam a se dar conta daquilo que não é mais eficaz na aprendizagem, se deve às novas gerações que tem tudo para serem autônomas, para criarem e construírem, e tudo o que elas precisam já encontram com muita facilidade, em casa, em suas tecnologias.

Assim, a escola vem se atualizando e se reinventando para poder realmente fazer a diferença na vida dos nossos estudantes. Sempre em frente, com dedicação e consciência do importante papel que tem na sociedade.

REFERÊNCIAS

Imagem retirada do link:
https://informativorj.blogspot.com/2015/07/educacao.html


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *