Qual é o seu tempo?

Adoro falar isso lá em casa. Frequentemente ouvimos de nossos pais e familiares ou até colegas algo do tipo “isso não é do meu tempo”, querendo dizer que não irão mudar ou aprender algo porque não é do tempo deles. Isso se acostumou dizer, é uma resposta a uma comodidade que o tempo dá, e se a gente não busca, ficamos estáticos. Mas esse termo de algo não ser do nosso tempo é engraçado, porque se pensarmos bem, está errado. Se você está vivo hoje, está neste tempo, logo, você vivencia as coisas desse tempo. Sendo assim, você faz parte do agora, se quando você nasceu era diferente, não tem problema, só que as coisas se atualizaram e você precisa acompanhar boa parte delas, porque está vivo. Não é necessário concordar com tudo, mas é necessário respeitar as novas ideias, também não é necessário aprender tudo, desde que tenha consciência de que faz parte do agora.

Fazendo relação com a escola, que é o foco do meu blog, podemos relacionar esse assunto com uma questão bem importante, se atualizar para atender as demandas que as crianças e jovens de hoje necessitam. Um dos temas mais importante debatidos nas escolas e faculdades é que realmente possamos passar algo significativo para os alunos. Isso só dá certo efetivamente se o educador se der conta que os conteúdos básicos, teoricamente explicados os alunos têm acesso em qualquer lugar, na internet, canais de tv, até em seus livros, e é por isso que se fala tanto em usar mais a criatividade, novos projetos, utilizar ferramentas digitais, atividades que chamem atenção e instiguem o aluno a produzir mais, enfim, construir.

E é a partir deste raciocínio que se unem essas ideias, precisamos realmente fazer parte deste tempo, porque os alunos pedem por coisas novas e precisamos estar por dentro. Por isso, quando perceber que está no modo automático, pare e lembre que o nosso tempo é hoje.

Referências

Imagem retirada do link: https://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwj7lrzAsNngAhV4LLkGHSNsBUMQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fendeavor.org.br%2Festrategia-e-gestao%2Fmaquina-tempo-para-onde-viajam-os-maiores-empreendedores-brasil%2F&psig=AOvVaw3ZRhPY6qvAWdZMYsk62Smo&ust=1551269736094182

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *