EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR: Uma questão da sociedade

Todos sabemos que estar na escola é direito de toda  criança e um dever do governo e de seus responsáveis disponibilizar educação gratuita e de qualidade. Entretanto, sabemos que com todas as questões políticas e econômicas grande parte do público estudante não tem acesso a essa educação, e nesse ponto temos um tópico ainda mais grave, a evasão e o abandono escolar.

Neste parágrafo vamos primeiramente, distinguir os dois termos. Muito se fala em evasão escolar, pouco em abandono, mas será que são a mesma coisa? Não. Evasão escolar é quando o aluno, ao término do ano letivo, não se matricula mais. Já o abandono escolar refere-se ao abandonar de fato
a escola durante o ano letivo. Mas quais serão as causas? Afinal, qualquer uma das duas nomenclaturas emergem duas situações problemas muito semelhantes: crianças e jovens não estão na escola.

Alunos, jovens durante seu período de estar na escola deixam de frequentar por muitos motivos, vamos falar sobre alguns deles. 

A necessidade de falarmos sobre isso se dá primeiramente por pertencemos a sociedade como cidadãos, e por isso se faz necessário estar por dentro. Por segundo, a todos nós que faz fazemos parte do mundo da educação seja na função que for, fica evidente a relevância de conhecer as realidades de nossos alunos.

Para esse assunto delicado, precisamos compreender alguns contextos. O primeiro deles, o lar. Cada aluno tem como base a sua família, e certamente se adequarão às suas condições. Por isso, o primeiro motivo do abandono e da evasão escolar é a necessidade. Necessidade de trabalhar desde cedo para ajudar no sustento da casa. Infelizmente, sabemos que não é o ideal, mas existe algo que sempre lembramos que é maior até mesmo que a vontade de estudar, a fome, por exemplo.

O segundo motivo é um tanto quanto irônico. Embora a escola seja o ambiente em que jovens que estão em situações mais vulneráveis, com acesso a realidades ruins as salvariam, é justamente estes que acabam evadindo. Para isso, inúmeros bons exemplos surgem, ONGs, projetos sociais e até mesmo escolas conseguem orientar e oferecer para essa criança ou jovem boas oportunidades. Mas ainda há muito a se fazer. 

A evasão e o abandono escolar não param. Muitos alunos não estão frequentando a escola na idade certa. Mesmo assim, a cada aluno que está na escola, ou que retorna à ela, é motivo de vitória. 

É preciso entender que muitos outros motivos também estão vinculados a evasão escolar. Como outros exemplos temos questões de cunho pedagógico e cultural. Entretanto, nenhum deles pode se sobrepor ao direito da criança e do adolescente de estudar e buscar suas oportunidades.

REFERÊNCIAS

Imagem retirada do link:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2217/abandono-e-evasao-escolar-estudante-deixa-a-escola-ou-a-escola-se-distancia-da-realidade-do-aluno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *