Hábito de ler: motivações e empecilhos

Esse é um tema legal né galera? Quem aí gosta de ler? Acredito que muitos de vocês gostam, mas já pararam para pensar no que é de fato o hábito da leitura em nossa vida? Vamos pensar juntos.

Para começar, podemos relacionar a leitura com o exercício físico. Da mesma forma que uma caminhada, academia ou qualquer esporte mantém o corpo ativo, a leitura mantém a mente ativa, informada, sempre pensante. Mas nem sempre temos vontade de ir a academia por exemplo, porém estabelecemos uma rotina e precisamos segui-la, sem desistir, caso contrário, nos acomodamos. Entretanto, o interesse pelo esporte precisa partir de algo que agrade para querer também fazê-lo. Com o hábito de ler não é diferente. Tudo começa pelo incentivo, se lermos para uma criança, ela irá apreciar isso e, quando aprender a ler, o fará também, e conforme cresce criará seus próprios gostos.

É importante perceber que o hábito da leitura é um exercício contínuo e diário, quanto mais lemos, melhor lemos e consequentemente, escrevemos. Lendo aprendemos, viajamos em algo fictício ou refletimos sobre algo real. O hábito de ler se dá lendo aquilo que gostamos, por isso, não pense que você só pode ler livros, isso pode-se dizer até que é questão de gosto, afinal, você pode ler revistas, artigos, ebooks, blogs e tantas outras formas de ler que temos atualmente. Várias são as formas de praticar.

Entretanto, quem não lê, não lê por quê? Bem, os motivos são diversos, hoje em dia sabemos que o motivo mais dito pelos que não leem é a correria do dia a dia, seus compromissos e obrigações, o que é compreensível. Todavia, não pode ser uma desculpa, afinal ler é saudável para si, e assim como qualquer outro autocuidado, ele também precisa ter um tempo na sua agenda. Porém, a pouco falei que a correria do dia a dia é o motivo mais dito, porém, não penso que seja, de fato, o real motivo. Na minha opinião a falta de incentivo ao longo da via é o que pesa nos hábitos de hoje, mas sempre há tempo de mudar.

Por isso, quem não tem esse hábito, queira adquirir, comece lendo algo que goste, e em seguida, acabará criando novos gostos. A leitura é um exercício que se aprende a fazer, um hábito que se adquire, e com o tempo, cresce e se aprimora. Ah, e quanto as crianças, incentive-as!

REFERÊNCIAS

Imagem retirada do link:
https://www.escolameucaminhar.com.br/blog/2019/09/12/ensine-ao-seu-filho-o-habito-da-leitura/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *