A sabedoria não pula etapas

Você sabe porquê os mais sábios são os mais velhos? Claro. Experiência de vida, e muita! Mas não só. Existe um outro lado para pensarmos, afinal por vezes idade não significa tanto para alguns. 

Convido a pensarem no processo que leva um dado até seu ponto mais alto de maturidade e reflexão que é a sabedoria.

Podemos tomar algo que nos acontece como exemplo e imaginar aquilo como um dado, um tópico de nossa vida. Muito bem, conforme vamos dando a devida atenção a esse fato, bem ou mal, ele vai sendo atendido, e se transformará em uma informação. 

Na melhor das hipóteses, se formos resilientes a ponto de aprender com essa situação, iremos adquirir conhecimento com ela, algo a mais sobre viver. 

A partir do conhecimento adquirido, vamos ter que agir, tomar alguma atitude, não importa o caminho, mas teremos que nos mover e seguir em frente. Nesse caso, teremos uma ideia, uma ou várias. 

Se continuarmos nessa constante transição de fato e aprendizagem adquirindo experiências, perceberemos que a vida é um ciclo, e que isso acontecerá várias vezes, de acordo com nossas realidades, que aliás, mudam de acordo com a fase de nossas vidas. Esse ciclo acontecendo várias e várias vezes, a cada vez aprendemos mais, e teremos respostas diferentes a cada fato, pelo simples motivo de termos tido experiências diferentes, sendo várias tentativas. 

Bem, chegaremos em um ponto que todo esse processo, que nada mais é do que a própria vida, nos resultará em sabedoria, isso mesmo. Aquela fase onde você vai dar aqueles conselhos de pais, de avós, de quem já trilhou algumas vezes estes caminhos. 

Por isso, não tenham pressa, nem medo, aliás isso é admirável. Mas se tiverem que temer a algo, temam ser pessoas arrogantes, que possuem a falsa impressão que já sabem tudo sobre a vida. 

Referência

Imagem retirada do link: http://mobimais.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/06/dados-informac%CC%A7a%CC%83o-conhecimento-ideias-e-sabedoria-1.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *