Habilidades socioemocionais: Da necessidade à emergência

Há muito tempo nos meios de discussão sobre educação, ensino e sala de aula, se vem falando sobre uma educação mais humana, baseada por exemplo na empatia. Habilidades socioemocionais é um termo que engloba também essa ideia, mas sugere também como fazer isso pedagogicamente. 

As questões socioemocionais da criança estão relacionadas com suas relações inter e intrapessoais, e com elas, bons momentos, e até seus conflitos. A forma como a criança vai buscar reagir diante das situações, ou até o que ela vai criar, construir,  são habilidades a serem desenvolvidas, e para isso precisamos oferecer oportunidades.

Na escola, essas questões já vinham sendo trabalhadas, um pouco mais sutilmente em algumas escolas. Até que, a pandemia da COVID-19 fez desse assunto o mais importante, passando a ser mais relevante para a saúde e rendimento da criança do que conteúdos. 

E nesse contexto, olhar com empatia para a criança e realmente ver o que ela está vivenciando, como a família está lidando com o momento, é essencial. A partir daí, várias atividades podem auxiliar nisso, por exemplo, jogos e atividades cooperativas, momentos de criação, momentos de diálogo. Com isso, vai se trabalhando e ajudando os alunos a desenvolver suas habilidades socioemocionais, com seus sentimentos e com sua forma de se relacionar com os outros, o que impacta também na aprendizagem futura.

REFERÊNCIA

Imagem retirada do link: http://noticias.unisanta.br/artes-cultura/alunos-da-fefesp-realizam-atividades-para-criancas-na-semana-mundial-do-brincar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *