Vamos falar da nova geração?

Ué, o que tem a ver uma nova geração com uma educação nova? Tudo. As crianças estão se desenvolvendo mais rápido de forma intelectual, e isso é ótimo, até chegarmos em uma barreira jamais pensada: a nossa própria educação. O ensino em vigor sempre foi eficaz e pouco discutido, porém, há um tempo que estão surgindo inúmeros sinais de que alguns pontos precisam mudar. E é preciso ressaltar que isso não é uma novidade, mesmo sendo recente, muitos autores da área já escreveram sobre vários desses pontos. Um bom exemplo pode ser a questão dos lugares em sala de aula, sabiam que a disposição das classes na sala afeta diretamente o tipo de ensino e consequentemente da aprendizagem dos alunos? E sabem de que forma? Vejam só, esse formato de sala de aula tem uma origem, um porquê. É do período industrial e fabril, que vem a sequência de classes uma atrás da outra, onde mostra claramente o lugar do professor e dos alunos como ouvintes. Analisando as fileiras de classes, percebe – se que um estando atrás do outro, de certa forma, dificulta uma interação maior entre os colegas, para que troquem ideias. Por isso, algumas turmas de algumas instituições, já aderiram a experiência de organizar os alunos em um círculo, e eu, que já tive essa experiência, digo que é uma aula super gostosa, onde há mais participação. Mas claro, além disso ser apenas uma sugestão que surgiu nos últimos tempos, também não exclui a relação de respeito entre aluno e professor, manter a organização na turma, entre outros pontos.

Referências

Imagem retirada do link: http://www.suzano.sp.gov.br/web/escolas-municipais-devem-ganhar-25-novas-salas-de-aula-ate-janeiro-de-2019/

5 thoughts on “Vamos falar da nova geração?”

  1. Parabéns pelos conceitos trazidos, construídos com uma boa base de conhecimentos. Valeu!

  2. Ótimo texto. Muito interessante não somente para os educadores em formação, mas também para os que já exercem a função há um tempo, para refletirem sobre como seus alunos estão colocados na sala, se todos ouvem, vêem com clareza o que está sendo apresentado pelo educador. Posso confirmar que a disposição dos alunos em círculo na sala é muito interessante e gera resultados positivos para ambos os lados!!

    1. Obrigada! Verdade, e adorei tua reflexão sobre a questão do lugar influenciar na visão, na audição, questões físicas e estão relacionadas a aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *