Mãos na tinta!

O recurso que vamos falar hoje, é a tinta guache. Ele é um material que as crianças adoram! Quando o professor anuncia que a atividade será com guache, é só alegria!


Mas será que estamos utilizando de forma correta esse recurso? Vamos refletir sobre alguns pontos.


O primeiro deles é, de que forma a atividade é conduzida. Se a atividade é limitada por algumas orientações, terá o mesmo significado da criança estar usando a criatividade com esse material? Acredito que não. Entendo que, em alguns momentos, é preciso realizar atividades que já tenham um roteiro, digamos assim. Mas é necessário que, com a tinta guache, as crianças também tenham momentos livres, de usar a mão além do pincel, que criem e se sujem, que imaginem, é que utilizem as cores que desejarem.


Acredito que a tinta guache é um material interessante que pode ser explorado de diversas formas, entre elas as cores, as misturas, as texturas. Por isso, o segundo ponto que quero comentar aqui, é que a arte em si pode não ter uma forma padrão, pode não ter linhas. Misturas do cores também fazem todo o sentido e se bem exploradas resultam em um belo aprendizado!

Portanto, a tinta guache, se bem utilizada, é um recurso pedagógico que explora e oportuniza muitas aprendizagens!

REFERÊNCIAS

Imagem retirada do link: https://blog.casatema.com.br/saiba-como-fazer-tinta-caseira-para-as-criancas/amp/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *