Escola: o antes e o agora

Nas suas raízes, a escola não mudou. É nos dias de hoje que se vem tendo novas visões de educação, do ato de educar. Quer-se e precisa-se acrescentar empatia, estimular o diálogo, os vínculos, a prática pedagógica mais dinâmica e a autonomia dos alunos. Mas além disso, temos alguns documentos que nos norteiam, por exemplo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Diante disso, perguntei para meus pais, que estudaram antes da mudança da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) em 1996, e eles me relataram como era ir para a escola naquele tempo. Citaram que se ia para a escola no horário certo, e se atrasasse, muitas vezes, não entrava. O professor entrava, explicava o conteúdo de suas matérias, e saia. Se houvesse bagunça por parte dos mesmos, ele avisava duas vezes, e na terceira, mandava o aluno para casa, e suspenso.

Relataram também em relação às médias, que eram: insatisfatório, regular, satisfatório e excelente. Eram os boletins. Eles contudo, ressaltaram a relação professor e aluno, afirmando que era notável o lugar do professor falando, e dos alunos ouvindo, sem muita chance de se manifestar. A escola enfim, era boa, mas em seu estilo.

Portanto, podemos relacionar com a escola de hoje dizendo que humanamente falando, evoluiu-se já significativamente. Hoje, se busca qualidade na aprendizagem não através do autoritarismo, mas sim do diálogo proporcionado por um educador mediador. Promove-se práticas  que resultem em dinâmicas em que os alunos produzam, aprendam.

Assim, vejo que essas mudanças atitudinais proporcionadas pelas mudanças da LDB, mas também dos profissionais de ensino, são completamente positivas, porque é uma evolução humana. Sempre lembrando que seguimos nos atualizando e lutando por mudanças, porque no geral há muito para melhorar. Acredito que a forma autoritária anterior, era negativa dentre todos os motivos, mas por gerar medo, temor, e não o que tanto almejamos, respeito. Esse porém, vem da admiração, que só teremos de alguém que realmente faça a diferença.

Referência:

Imagem retirada do link:
https://escolaeducacao.com.br/20-atividades-dia-da-escola-15-de-marco/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *