E o professor?

É muito comum nos preocuparmos com os alunos, afinal, enquanto escola é o nosso dever. Mas será que o olhar aos educadores são só de deveres? E os direitos, são aqueles políticos e financeiros apenas? 

O mesmo olhar sensível, de cuidado e atenção dado aos alunos, para em seguida pensar em seus rendimentos escolares, também precisa ser dado aos seus professores. Já pensou nisso?

Esperamos que os alunos tenham interesse, vontade e motivação de aprender, mas existe alguém que os motiva, e esse alguém é o professor. Só que ele também é um ser humano, que possui capacidades mas também limites, possui vida além de sua profissão, e quem o motiva? Isso é função da instituição, da equipe de trabalho. 

Todos os membros da escola, por exemplo, precisam trabalhar junto, para proporcionar um ambiente saudável, com um olhar atento às questões humanas. Assim como para os alunos, é pensado em suas necessidades básicas, suas emoções, para os educadores isso também precisa acontecer.

E sabem de que forma? Obviamente que precisamos ter o discernimento de separar a vida profissional da pessoal, sim. Mas assim como para as crianças não resolvemos para elas suas questões, mas preparamos uma roda de conversa, um boa tarde carinhoso, uma dinâmica de bom dia, ou até um elogio assim, de graça, para os educadores existem também formas de acolhida. 

O acolhimento é a chave para o profissional se sentir bem e fazer bem seu trabalho ali, onde está. A motivação é que o impulsiona, é ele impulsiona os alunos.

Referências
Imagem retirada do link: https://br.freepik.com/vetores-gratis/desenhos-animados-educacao-com-o-professor_762404.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *