Aprender a aprender

Recentemente ouvi em uma palestra essa frase “precisamos aprender a aprender”. E isso resume tudo. Talvez a chave de todos os equívocos cometidos na educação seja por vezes o não saber aprender.

Aprender a aprender pode significar duas coisas. A primeira que nós enquanto professores, estamos em constante aprendizado. Aprendemos ao estudar, aprender para ensinar, aprendemos como ensinar. E aprendemos diariamente com nossos alunos, a cada atividade, cada acerto ou erro.

Em segundo ponto, podemos pensar em aprender como se aprende, de fato. Conhecer cada vez sobre o processo de aprendizagem de nossos alunos, que pode ocorrer de várias formas, individualmente. Quanto mais a estivermos por dentro de como nossos alunos aprendem, mas acertivas serão nossas ideias, nossas aulas.

O mais importante, por fim, é termos consciência desse processo e estarmos sempre abertos para as novas possibilidades. Melhor ainda, refletir a cada passo dado, aprendendo com aquilo que deu certo, e mais ainda com o que não deu.

REFERÊNCIAS

Imagem retirada do link: http://acervodeprofessor.blogspot.com/p/blog.html?m=1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *