Responsabilidade: um ato de comprometimento

Responsabilidade é assumir o peso dessa palavra e dizer: eu sou! Você se acha uma pessoa responsável? Que peso tem isso na sua vida? Responsabilidade é cumprir com suas obrigações rigorosamente, não deixar a preguiça lhe tomar e fazer de qualquer jeito. Significa fazer bem feito. É também ser organizado, caprichoso com suas tarefas. Responsabilidade não é só questão de esquecimento, mas sim de comprometimento. Não é questão de ter ou não, é questão de ser.

Muitas vezes nos deixamos levar pelo comodismo, e não fazemos certas coisas por achar que não tem importância, mas a preguiça é um vício, dela vem o desinteresse, e pronto, nos acomodamos na falta de responsabilidade.

Responsabilidade é do professor em sua função. É do aluno em sua posição, e dos pais em seu papel. Ela é de cada um de nós na nossa vida.

Mas e na escola? Com nossos pequenos, temos muitas oportunidades de ensiná-los a serem responsáveis. Primeiramente, o nosso exemplo, sendo família ou educadores, precisamos cumprir nossos deveres e eles então, observarão isso. Mas existem milhões de situações em que incentiva o aluno neste ponto.

Na hora de organizar os materiais, na hora de brincar e guardar o brinquedo, ao preparar seu lanche e após jogar seus lixos no chão, lembrar de fazer os temas em casa, cuidados com o seu próprio material, devolução de livros na biblioteca, entre outros pontos que fazem parte da responsabilidade dos alunos.

Cabe a nós incentivá-los a tudo o que fizerem, fazerem bem, com vontade. E nós, a cada vez que ensinarmos dessa forma, que possamos dar o exemplo. Para cada palavra, uma atitude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *