Pensando sobre EAD

Quando falamos em ensino EAD entendemos que ele é uma forma tecnológica de educar à distância, com conforto e praticidade, porém existem nessa modalidade pontos positivos e negativos, dependendo à que é voltado. 

Dos pontos positivos  do EAD, começamos pela sua intencionalidade, que foi facilitar o acesso e o ingresso ao ensino. Existem  faculdades renomadas, públicas e privadas, que ofertam graduação e pós-graduação com excelência, a questão a ser observada é de cunho individual.

Por exemplo, a EAD começa a ser um problema, quando os alunos a utilizam em qualquer curso, principalmente como graduação, sua primeira formação, sendo que determinado curso precisa de um pouco mais de dedicação, ir até a faculdade, estar presente em aula, aprender na prática, participar. Alguns cursos exigem um pouco mais da disposição de tempo e presença, alguns até por motivos óbvios, como a Pedagogia e outras licenciaturas, que sentido faz aprender a trabalhar na área de ensino sem estar presente nela? Muito se perde por ser pouca vivência.

Ainda temos os cursos de especialização, que por ser um aprimoramento, se for feito em alguma instituição renomada na área escolhida, não se perde por ser EAD. Mas claro, é uma escolha muito particular, por serem questões subjetivas de cada aluno.

Outro ponto que não pode ser esquecido é que extensão de aulas, tarefas online para casa, não são Ensino à Distância. Videoaulas e atividades extraclasses não são podem substituir isso. EAD é um curso que precisa ser muito bem pensado e elaborado pelas instituições.

É preciso, de toda a forma, olhar a classificação do curso, o nível da instituição de ensino. Não basta escolher o curso mais curto e barato por sua nomenclatura, as vezes a faculdade é ótima em alguns cursos, mas por vezes em outra faculdade de menor porte, o curso específico é excelente. Assim, sabemos que existem cursos ótimos, só é preciso compreender se é válido para sua área de estudo.

REFERÊNCIAS:

Imagem retirada do link: https://images.app.goo.gl/Gsv3MZ74XcKB5JzD8

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *