Quantas vezes você já ouviu falar que a educação transforma? Ou que só a educação transforma o mundo? Mas você já parou para pensar de fato no porquê disso?
A educação como transformação do mundo não pode se tornar um discurso clichê, precisa se manter sólido sendo algo que, de fato, é verídico. Vamos relembrar isso.
Quando dizemos que a educação transforma o mundo, queremos dizer que a educação transforma as pessoas. O mundo, a sociedade é feita de gente, gente que vai, ou pelo menos deveria, por direito, ir a escola, e lá é o lugar da mudança. Lá se aprende, se conhece e se cria.
Aliás, acredito que a palavra criar é o que faz a transformação acontecer, só que para isso é necessário passar pelo processo de conhecer, pesquisar, descobrir, e enfim, aprender. E esse movimento acontece na escola.
Nossos alunos, crianças e jovens, são os que podem ter a chance de promover mudanças, sejam elas quais forem. Podem rever o que foi feito e reconstruir, sobre o que for, mais eficazes, atualizadas.
O conhecimento abre portas, cria oportunidades, se se espalha atinge inúmeras pessoas. O conhecimento nos faz crescer. É como dizia Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
REFERÊNCIAS
Imagem retirada do link:
https://informativorj.blogspot.com/2015/07/educacao.html