Nota pode ser uma ferramenta positiva?

Sim. Mesmo tendo falado tanto em como pode ser prejudicial, hoje venho dizer que existem mais possibilidades. A nota por si só, se usada de forma simples, num simples cálculo de soma e divisão de médias, pode não ser tão boa para os alunos. Mas hoje quero trazer aqui, para refletirmos sobre uma outra visão, o processo de aprendizagem em relação a nota. Calma, vou esclarecer. O que quero dizer é que a nota não se torna tão pesada se tivermos métodos de ensino criativo. Por exemplo, você pode ter como método avaliativo prova se o conteúdo for explicado de forma teórica  e prática, com trabalhos criativos, que instiguem o aluno a pesquisar, que ele entenda a lógica do seguinte conteúdo. Penso que se o conteúdo for bem trabalhado, onde o educador percebe que a turma domina o tema, fica muito mais leve fazer uma prova, os alunos estarão mais seguros, e a escola toda sai ganhando. Além disso, podem existir outros métodos avaliativos durante um trimestre, como trabalhos práticos, pesquisas, entre outros, que podem ser intercalados com as provas.

Referências

Imagem retirada do link: https://help.blackboard.com/pt-br/Learn/Instructor/Interact/Course_Groups

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *