Educação Infantil é brincadeira?

Essa fase é uma delícia! Crianças alegres, inocentes, cheias de energia e com uma capacidade imensa de aprender. É a melhor fase para se trabalhar assuntos importantes com a leveza da brincadeira. 

Há quem diga que educação infantil é focada no brincar e menos no aprender, e eu concordo, mas depende o sentido em que pensarmos. Aprender no sentido de se alfabetizar, realmente não é preciso ter pressa, o que não significa que não se pode incentivar a criança a se familiarizar com as letras e os números. Mas o aprender que me refiro é algo que vai muito mais além. 

É aprender a conviver, aprender a querer, aprender a não poder, aprender a brincar, aprender a criar vínculos, aprender a ter o hábito da curiosidade de querer aprender. Isso tudo se aprende na educação infantil, e só se aprende brincando. Porém muitos são os conflitos que aí surgem, e eles são um problema? Não se forem acolhidos do jeito certo, com seriedade, porque os conflitos das crianças são pequenos para nós, mas são do tamanho delas. 

Educação Infantil é para brincar, sim. Mas com muita seriedade é a fase onde se constrói os primeiros degraus, dá-se os primeiros passos da longa trajetória.

REFERÊNCIAS

Imagem retirada do link:
https://www.eadespacoeducacional.com/curso-online-professores-ed-infantil-creche-pre-escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *